A Prefeitura de Goiânia transformou alguns de seus documentos em eDOC ou Documento Eletrônico.
O eDOC simplifica o processo de solicitação, tramitação e finalização de documentos fornecidos pela Prefeitura. O eDOC reduz os prazos, custos, consumo de papel e transporte, ao mesmo tempo em que aumenta a qualidade e a confiabilidade do serviço prestado pela Prefeitura ao cidadão.
O eDOC simplifica o processo de solicitação de documentos fornecidos pela Prefeitura, reduzindo prazos e aumentando a confiabilidade.
Um eDOC tem as seguintes características:
• Pode ser solicitado pela internet. Não é preciso ir a uma loja de atendimento.
• Pode ser consultado pela internet. O cidadão não precisa buscar o documento na Prefeitura.
• Não precisa ser impresso. O documento oficial, reconhecido pela Prefeitura, é o que está em meio digital. Qualquer documento eDOC, em meio digital, é reconhecido por todas as Secretarias da Prefeitura. O documento pode até ser impresso pelo contribuinte, mas somente para seu controle.
• A responsabilidade pela guarda e transporte do eDOC é da autoridade emissora do documento e não do cidadão. Por exemplo: o cidadão solicitou a emissão de um eDOC de Uso do Solo – Atividade Econômica. Se uma Secretaria exigir esse documento em algum processo, a responsabilidade de levar o documento até a Secretaria solicitante é da Secretaria emitente e não do cidadão. Caberá ao cidadão somente informar o número do processo referente à geração do eDOC.
• Um eDOC será armazenado em meio digital pela Prefeitura enquanto o mesmo for válido. Findo esse prazo a Prefeitura poderá descartá-lo.
Posteriormente outros documentos também farão parte deste conceito cujo objetivo é melhorar, em todos os aspectos, a qualidade do serviço prestado ao cidadão.