Entendida em seu sentido mais restrito e imediato, a ideia de jornada pode ser traduzida como um longo percurso que se faz, em uma certa duração de tempo, em direção a um destino qualquer. Já em seu sentido amplo e pedagógico, jornada pressupõe um processo contínuo, no qual os sujeitos traçam seus percursos formativos e ampliam seus conhecimentos num espaço-tempo educativo. É esse sentido amplo de percurso formativo que fundamenta a proposta da VII Jornada Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Goiânia.
A Jornada Pedagógica é um importante momento formativo que se constitui no movimento dialético, entre conhecimentos acadêmicos e saberes oriundos da experiência dos diferentes sujeitos da Rede Municipal de Educação (RME). Por meio deste evento procura-se reafirmar, política e pedagogicamente, que a natureza e o sentido da formação continuada dos profissionais da educação é problematizar e possibilitar novas formas de compreender e responder aos desafios cotidianos da práxis docente numa rede pública.
A VII Jornada Pedagógica, com tema central “Educação Integral e o Direito à Aprendizagem – Um Diálogo em Rede”, evoca os projetos formativos desenvolvidos na Rede, que tem por finalidade maior a garantia da aprendizagem dos educandos, considerando os princípios que fundamentam as Propostas Político-Pedagógicas da RME para a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e a Educação de Adolescentes, Jovens e Adultos.
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